Início » Sem categoria » Afinal, o que é um amigo?

Afinal, o que é um amigo?

Categorias

Para Pensarmos

"De modo diferente de muitos evangelistas modernos, que tem enriquecido, Moody era homem simples e honesto no tocante ao dinheiro, como em tudo o mais. Não aceitava lucros. Todos os proventos das vendas do hinário de sua autoria e de Ira D. Sankey eram administrados por uma junta de encarregados e eram destinados principalmente para o sustento das escolas de Northfield. Aproximando-se o tempo de sua morte, Moody era homem relativamente pobre. Ele declarou: 'Minha esposa e meus filhos simplesmente terão de confiar no mesmo Deus em que tenho confiado'". R. N. Champlin. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. vol. 4: Candeia, 1991. p. 355.
Bem, eu responderia da seguinte maneira:
Uma pessoa cada vez mais rara em nossas vidas na “era das relações líquidas”.
Aquele que confronta nossas fraquezas e tendências com vistas a nos ajudar a ficar de pé.
Aquele que conhece nossas falhas, limitações, pecados e carências e mesmo assim continua nos amando.
Amigo é aquela pessoa que embora nos confronte, não estigmatiza. Conquanto evidencie o mal em nós, é sensível para valorizar e realçar nossas qualidades.
Amigo é aquele que não avalia você por questões pontuais apenas. Sua visão sobre nós é holística. Ele vê o todo. Não joga fora o livro por causa de uma frase mal escrita.
Amigo certamente não é alguém que desiste de sua amizade por causa de um conflito. Quando alguém desiste de mim por causa de um conflito me pergunto se algum dia ele foi meu amigo.
Amigo é alguém que fica chateado com você por algum tempo, mas só por algum tempo…
Amigo é aquela pessoa que é capaz de continuar convivendo com você mesmo não concordando nessa ou naquela questão, pois você está acima da discordância.
Amigo é aquele que carrega você no peito mesmo depois que você morre.
 
“Não tenha medo”, disse-lhe Davi, “pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai” (2 Sm 9.7).
 
Roney Ricardo Cozzer
Deixe um comentário

