Início » QUEM SOU EU

QUEM SOU EU

Saudações Cristãs! Obrigado por acessar nosso site.

Meu mais sincero desejo é que o mesmo seja uma bênção para você.

Uma apresentação mais formal…

Meu nome completo é Roney Ricardo Cozzer, mas em meus trabalhos (por insistência de alguns amigos), adotei Roney Cozzer. Antes eu usava Roney Ricardo. Confesso que até estou gostando de usar Roney Cozzer… rs. Nasci em sete de Fevereiro de 1984 na cidade de Barra de São Francisco, ES. Sou casado desde 2003 com Dolarize e pai de Ester desde 2012. Moramos em Cariacica, município da região da Grande Vitória, ES.

Fui educado por uma família adotiva. Meus pais se chamavam Sebastião Gregório e Cleuzeni Soares Cozer. Olha que curioso: minha mãe adotiva foi casada com meu tio, mas se separou dele e se casou com o Sebastião. Todavia, manteve vínculo com minha família biológica, estando já casada com Sebastião. Foi quando ela me adotou, tendo eu seis meses de vida, aproximadamente. Ao todo, meus pais tiveram cinco filhos: o Marco e o Robson (frutos do primeiro casamento de minha mãe), o Rokelane (fruto do casamento de minha mãe com o Sebastião) e Gelson e eu (nós dois, adotivos). 

Minha mãe foi ordenada ao pastorado pela Igreja de Deus no Brasil, mas rompeu com a denominação e fundou uma igreja independente, que se chamava Igreja Missionária Caminho do Céu, que perdurou por um pouco mais que uma década. Lá, eu vivi ótimos anos (sinto saudades da “igrejinha”) e lá eu conheci o verdadeiro Evangelho de Cristo. 

Aprendi a ler com seis anos de idade. E ainda me lembro da primeira palavra que consegui decodificar: “Claybom” (não pergunte como memorizei isso ao longo dos anos…). Minha primeira Bíblia completa eu ganhei aos 12 anos de idade, pois até então eu tinha um Novo Testamento com Salmos e Provérbios, daquele que era distribuído pelos Gideões Missionários da Última Hora.

Minha inserção nas Assembleias de Deus se deu em seis de Janeiro de 2002, na Primeira AD de Porto de Santana, Cariacica, ES. O líder era o Pastor João Batista dos Reis. Fiquei apenas um ano e depois fui congregar na AD de Porto Novo, liderada pelo Pastor Eliel de Souza. Lembro-me que passei um período de grande desânimo, tendo ficado praticamente um ano, talvez um ano e meio sem frequentar os cultos. Comecei a visitar a AD de Presidente Médice, bairro onde ainda moro. Esta igreja era congregação da Primeira AD de Porto de Santana e liderada pelo Pastor Barnabel Vidal Castelo. Ali fiquei durante cinco anos. Foi também um período de bênçãos, mas também de desafios. Dali, me vinculei à AD Central de Porto de Santana, Pastor Evaldo Cassoto, onde fiquei apenas dois anos, pois na sequência recebi o convite para ir morar no município de Vila Velha e lá me vinculei à AD de Santa Mônica, Pastor Samuel Aguiar. Após, precisamos regressar a Porto de Santana, e optei por me vincular à AD Vida Abundante, Pastor Paulo Cesar, onde estamos atualmente. Pela graça de Deus, ali sirvo como presbítero, igreja onde fomos recebidos, no dia 03 de Abril de 2016.

Em 2011, juntamente com o Pastor Rinchard Lazarini, fundamos o Instituto Bíblico Fundamentos Inabaláveis (depois, apenas Instituto Fundamentos). Há, inclusive, um vídeo que registrou partes do culto de ação de graças pela fundação do IBFI, feito em 2012 (aqui). Servi também como docente e administrador escolar no CETAPES (Centro Teológico e Psicanalítico do Espírito Santo) no período de Outubro de 2013 a Junho de 2016, onde também respondi, durante o ano de 2015, pela coordenação do Curso de Teoria Psicanalítica. De Agosto de 2016 a Fevereiro de 2017 servi como docente e gestor educacional no Instituto de Educação Cristã CRER & SER. Atualmente, sou docente e gestor do Instituto de Educação Cristã DOCEO e Diretor Acadêmico da Faculdade Vida Nova (desde Abril de 2017). Antes, contudo, de atuar na Educação Teológica, eu fui um trabalhador da área ferroviária e da indústria. Meu primeiro emprego foi como auxiliar de serviços gerais numa empresa terceirizada da então CVRD (Companhia Vale do Rio Doce), onde fiquei apenas uns seis meses, vindo depois a trabalhar em mais outras duas empresas (que se alternaram em trocas de contrato e nós íamos sendo recontratados). Depois de seis anos na área, eu e mais uns 230 homens perdemos nossos empregos. Eu fui trabalhar como frentista em um posto de gasolina em Jardim América, Cariacica. Mas só fiquei uns dois meses e meio e em seguida fui contratado para trabalhar numa empresa que fabricava e revestia tubos de aço. Eu trabalhei quatro anos no revestimento. Durante este período eu fiz minha faculdade de Teologia e meu curso de Psicanálise Clínica.

Formei-me inicialmente no Curso Médio de Teologia da EETAD (Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus), vindo depois a graduar-me em Teologia. Realizei o Curso de Extensão Universitária “Iniciação Teológica” da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possuo formação em Psicanálise Clínica, sou Licenciado em História e Pedagogia, Pós-Graduado em Metodologia do Ensino da História e Geografia e Psicopedagogia Clínica. Atualmente, mestrando em Teologia pela FABAPAR (Faculdades Batista do Paraná) na Linha de Pesquisa Leitura e Ensino da Bíblia, membro do Grupo de Pesquisa Perquirere: Práxis Educativa na Formação e no Ensino Bíblico e mestrando intra corpus em Teologia Histórica pelo CETAPES. Participo como pesquisador e escritor no Projeto Historiográfico do DEMADVARDO (Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros) desde 2016.

Venho servindo como professor de teologia em seminários e cursos de teologia na Grande Vitória, além de ministrar palestras nas áreas de Bíblia, Teologia, Família, Educação Cristã e Mídia e Cristianismo. Autor de diversos livros e atualmente participo do Projeto Historiográfico do Departamento de Missões das Assembleias de Deus do Vale do Rio Doce e Outros (DEMADVARDO). Mantenho hoje, na internet, meus cinco “tesouros” por onde compartilho minha obra, a saber: duas contas no Facebook (I e II), o Site Teologia e Discernimento, o Canal Repensando meu Cristianismo e o Blog Fundamentos Inabaláveis. Esses canais tem sido realmente uma bênção de Deus por onde tenho podido compartilhar o límpido Evangelho de Cristo, tornando de alguma forma útil meu trabalho, a milhares de pessoas pelo Brasil e até fora. Tenho recebido depoimentos realmente comoventes e que me motivam a continuar…

 

Contatos e Atividades na Internet

roneycozzer@hotmail.com

Site Teologia & Discernimento

Blog Fundamentos Inabaláveis

27 9 9978-4158 (Vivo e Whats)

_____________________________________________________________________________________

Uma apresentação mais pessoal…

Que sou eu?

Bem, eu resumiria minha personalidade como se segue:

De partida, um paradoxo! Um paradoxo porque sou um pecador. Aliás, como diria Martinho Lutero, “pecador é o meu nome!”, mas um pecador alcançado pelo incomparável amor de Deus.

Feliz e realizado com a família que tenho, meu refúgio, meu porto seguro, sempre!

Num esforço contínuo para cultivar amizades, mas sempre reaprendendo a fazer isso,

Não um teólogo, mas um amante e estudante contínuo da teologia,

Eu, um educador cristão? Seria muita prepotência da minha parte considerar-me como tal…

mas permaneço num esforço continuado para ensinar bem a Palavra de Deus e os valores do Reino,

Um escritor? Bem, amo escrever, e várias pessoas tem lido meus “rascunhos”…

Um pregador? Sem chances! Mas de vez em quando eu prego…

Concluindo: um pecador alcançado pelo amor de Deus, com uma família amada, cultivando amizades, amando a teologia, ensinando a Palavra de Deus e os valores do Reino, amando escrever e pregando de vez em quando… Nada mal, heim! O que achou?

Contato: 

roneycozzer@hotmail.com

roneyricardoteologia@gmail.com

 

 


19 Comentários

  1. Francisco Pio de Souza Antas disse:

    Graça e paz do Senhor. Que Ele continue te abençoando grandemente. E possas continuar a ser bênçao.

    Curtir

  2. Paulo disse:

    Espetacular a sua aula de Bibliologia, um jovem com um conhecimento acadêmico que impreciona que Deus continue te abençoando…

    Curtido por 1 pessoa

  3. Marcelo Melo disse:

    Manão, Deus abençoe a sua trajetória acadêmica e o Ministério de ensino que Ele te confiou, encontrei um vídeo seu por acaso no you tube, resolvi visitar seu site, e achando esse espaço aproveitei para parabeniza-lo pelo excelente trabalho realizado e pelo curriculum, que é visivelmente usado para a glória de Deus!

    Curtir

    • Olá Marcelo. Obrigado meu irmão pelo contato e pela gentileza de acessar nosso trabalho. Que Deus em Cristo Jesus possa também recobri-lo com suas preciosas bênçãos espirituais em Cristo, bem como à toda a sua família. Estamos à disposição! Forte abraço.

      Curtir

  4. edna mara disse:

    professor sou sua fã, rsrsrsrs…vejo Deus em vc, e Ele tem te dado graça e sabedoria, obrigada por compartilhar tudo isso conosco. Oro para que o proprio Deus Pai acrescente sobre ti e sua família bençãos sem medida,
    Edna Mara

    Curtir

  5. Marcio Robson disse:

    Um grande prazer ter reencontrado voce.
    Pude ter a grata oprotunidade de em 2008 conhece-lo e hoje vejo que Deus tem te levado alem devido a determinação que sempre teve.
    Parabéns pelo belo trabalho que vem realizando com sua vida familia e dedicação.

    Seu servo, Pr. Marcio Leal

    Curtido por 1 pessoa

  6. ótimo trabalho, Deus seja louvado Irmão Roney

    Curtir

  7. Everton Santos. disse:

    Parabens pelo site.

    Curtido por 1 pessoa

  8. KARLA REGINA NOGUEIRA NOGUEIRA disse:

    ja ansiosa pra primeira aula de Homilética & Oratória

    Curtir

  9. Jonatas disse:

    O site ta ótimo meu amigo parabens

    Curtido por 1 pessoa

  10. Patrícia Andrade disse:

    Orgulho de você!! Que Deus continue te abençoando meu amigo e mestre!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: